Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2015, 02h18 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 15h19

            O marco inicial do 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb) é 04 de maio de 1935. Entretanto, suas origens remontam ao Batalhão de Engenheiros criado em 1855, heróica Unidade de Engenharia que teve a honra de ser comandada pelo bravo Tenente-Coronel JOÃO CARLOS DE VILAGRAN CABRITA, herói da Ilha da Redenção, na Guerra da Tríplice Aliança, e Patrono da Arma de Engenharia. Deste Batalhão de Engenheiros originou-se o 1º Batalhão de Engenharia de Combate e, de sua 1ª Companhia de Sapadores, a Companhia Escola de Sapadores Mineiros, em 04 de maio de 1935, a qual originou o 7º BE Cmb.

Após a 2ª Guerra Mundial, em 04 de dezembro de 1945, a Companhia Escola de Engenharia deu origem ao Batalhão Escola de Engenharia, por influência da evolução doutrinária na organização militar, trazida pela Força Expedicionária Brasileira, que combateu nos campos de batalha na Itália. Em 17 de dezembro de 1947, o Batalhão Escola de Engenharia recebeu a denominação de Batalhão Visconde de Taunay como uma justa homenagem ao Senador do Império que foi combatente e historiador da Guerra da Tríplice Aliança e, ainda, herói da Retirada da Laguna.
           No ano de 1971, o Batalhão Escola de Engenharia, sediado no Rio de Janeiro, foi transformado em 7º Batalhão de Engenharia de Combate, e transferido para a cidade de Natal, sua sede atual, onde continua a prestar serviços, em socorro às vítimas de calamidades públicas na região do agreste nordestino, na formação da reserva mobilizável, no adestramento dos quadros da arma e nos últimos anos na realização de obras de infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento Nacional.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página