Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

COMANDANTE

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2015, 02h18 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 18h43

 CEL ENG MANOEL NASCIMENTO DE SOUSA JÚNIOR

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 7º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Visconde de Taunay”, o Cel Eng Manoel Nascimento de Sousa Júnior estava servindo no Departamento de Engenharia e Construção, Brasília-DF.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2023.

Nascido em 12 de Março de 1977, na cidade de Manaus-AM, é filho de Manoel Nascimento de Sousa e de Maria das Graças Lima de Sousa.

Incorporou às fileiras do Exército em 11 de fevereiro de 1995, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP.

Em 27 de novembro de 1999, foi declarado Asp Of da Arma de Engenharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ, sendo classificado no 4º Batalhão de Engenharia de Construção, Barreiras-BA.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2007; e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2017 e 2018, ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Foi comandante de Destacamento de Engenharia de Construção no 4º BEC e no 1º BEC, sediados em Barreiras-BA e Caicó-RN, respectivamente.

Foi Oficial de Operações da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (Pindamonhangaba-SP).

Foi Adjunto da 3ª Seção do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa-PB);

Integrou o Estado-Maior da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti, no 19º Contingente.

Como Oficial de Estado-Maior, foi Oficial de Logística da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé-RS); e,

Adjunto da Assessoria de Governança Setorial do Departamento de Engenharia e Construção (Brasília-DF).

O Cel Sousa Júnior é graduado em Direito pela Universidade de Taubaté, pós-graduado em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco e possui habilitações nos idiomas Inglês, Francês, Espanhol e Italiano.

Foi condecorado com as seguintes medalhas: Medalha Militar de Prata, Medalha Corpo de Tropa com passador de Prata, Medalha das Nações Unidas (MINUSTAH) e Medalha do Pacificador. É casado com a Srª Karina Taumaturgo Macedo de Sousa, e tem um filho: Felipe, de 13 anos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página