Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > PERFURAÇÃO DE POÇOS NO RN - OPERAÇÃO SERIDÓ I
Início do conteúdo da página

PERFURAÇÃO DE POÇOS NO RN - OPERAÇÃO SERIDÓ I

Publicado: Sábado, 13 de Maio de 2023, 19h30 | Última atualização em Sábado, 13 de Maio de 2023, 19h37 | Acessos: 254

Natal (RN) - No dia 12 de maio de 2023, o 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BECMB), “Batalhão Visconde de Taunay”, concluiu o último poço da Operação Seridó I. Iniciada em 26 de outubro de 2021, a operação consistiu na perfuração e instalação de 12 poços em 10 municípios do estado do Rio Grande do Norte e possuía um prazo de execução de 24 meses.


            Com objetivo em fazer com que as comunidades contempladas deixassem de depender exclusivamente da água proveniente de caminhões-pipa, passando a ter sua própria subsistência hídrica, a Operação Seridó I é resultado de parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério do Desenvolvimento Regional, sob coordenação do 1º Grupamento de Engenharia e execução dos militares do 7º BE CMB.


            A Operação se dividiu em diversas atividades específicas, como: planejamento, reconhecimento de engenharia, reconhecimento com resistivímetro, perfuração, teste de vazão, análise da água, instalação de bombas e equipamentos de cloração e entrega do poço. Além das atividades comuns foi necessário instalar dessalinizadores, equipamentos de osmose reversa destinados ao tratamento da água nos poços com alto teor de sal. Todo esse trabalho, foi executado, considerando a rotatividade, por 172 militares e entregue antes do prazo previsto.


            Os municípios atendidos foram Acari, Alexandria, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, João Dias, Pau dos Ferros, São Vicente, Jucurutu e Parelhas, sendo as comunidades selecionadas a partir de dados da Operação Carro-pipa, a fim de atender o maior número de beneficiados. O impacto da Operação Serido I é bastante positivo na vida desses potiguares, uma vez que, antes, aguardavam a distribuição da água de um caminhão-pipa a cada dez dias, hoje, usufruem de uma quantidade de água equivalente a dois caminhões-pipa por dia, uma vez que a vazão média dos poços entregues é de 2.840 litros por hora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página